Historicamente é comum associar a área de almoxarifado de uma entidade como sendo um local de controle, servindo apenas para “guardar” o volume de material que não esta sendo utilizado ou mesmo equipamentos e materiais usados somente em momentos esporádicos, ou ainda a área onde se destina todo o material/ equipamento substituído.
Porém, para uma empresa um almoxarifado bem organizado, com setores pre definidos e profissionais bem treinados e corretamente organizado faz toda a diferença, inclusive no gerenciamento de custos atribuíveis a este setor.
Um dos recursos mais importantes na gestão de almoxarifado é, sem sombra de dúvida, a figura de quem trabalha neste local: o Almoxarife.
Esta pessoa necessita apresentar algumas características que possibilite realizar as tarefas atribuídas ao cargo de forma eficiente e eficaz que resumidamente podem ser agrupadas dentro de 04 (quatro) qualidades essenciais:
Um almoxarifado devidamente organizado, com localização adequada, normas e procedimentos definidos, com equipamentos adequados para movimentação de materiais com equipe devidamente treinada e capacitada para exercer as funções de almoxarife, resulta em ganhos de produtividade, redução de custos além de garantir a integridade física dos materiais alocados nesta área.
Para manter a plena organização, um almoxarifado deve ser planejado e conter procedimentos eficientes que visem garantir a efetividade pretendida.
Esta garantia é adquirida por ações padronizadas e eficientes de recebimento, armazenagem controle e atendimento das solicitações encaminhadas para atendimento.
Quer manter seu almoxarifado em alto nível de eficiência e eficácia?
A receita é bem simples: invista em capacitação, treinamento da equipe! Desta forma independentemente das mudanças e melhorias a serem implementadas, poderão ser realizadas de maneira mais aderente e ágil para a organização!